Construindo parcerias sÓlidas para um mundo globalizado

Vantagens e Curiosidades

Prime DC



Prime DC (Data Center)
O que é um Data Center? Muitos clientes na área de TI repetem esta questão na hora da terceirização ou implantação do serviço. Além de ser uma modalidade de soluções que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala, os Data Centers também exercem um grande grau de risco para as organizações caso não sejam bem planejados e executados.
 
Gestores de pequenas e médias empresas, que muitas vezes não possuem um profissional especializado para auxiliar nas escolhas, acabam tomando decisões erradas e não conseguem optar pelas melhores soluções nestes serviços. O especialista Hunter Hagewood, especialista em armazenamento de grande porte e Diretor Executivo da Nevoa Networks, participou do nosso Jogo Rápido da semana e esclareceu alguns detalhes essenciais para conhecer e garantir a eficiência em Data Centers. Confira.
 

Added - A indisponibilidade em Data Centers é aceitável?
Hunter Hagewood - A indisponibilidade em Data Centers antes era resolvida quase exclusivamente pelo hardware. Esta estratégia ajuda a mitigar falhas de alimentação de energia, conectividade de rede e falhas de servidores. Estas táticas são bastante avançadas e hoje atingem um alto nível de confiabilidade. O que mudou é a escala do Data Center que agora representa dezenas ou centenas de servidores. Hoje a única maneira de melhorar a disponibilidade é distribuindo as aplicações entre vários servidores e, quando possível, em mais de um Data Center, que não é trivial e não funciona para todas as aplicações.
 

Added - Quais são as principais causas da indisponibilidade em Data Centers e quais as melhores práticas para as empresas evitarem esse tipo de problema?
H.H. - Eu acredito que manutenções mal planejadas causam boa parte dos momentos de indisponibilidade. A melhor prática é "teste primeiro". Faça uma simulação do que precisa ser feito, envolva o engenheiro de redes e administrador de sistemas no processo e gere um documento com o procedimento a ser observado. É análogo a doutores se preparando para uma cirurgia.
 
Added - Segundo um levantamento realizado pela Emerson Network Power com 240 profissionais ligados à gestão de Data Center, 60% das empresas utilizam menos de 70% da computacional. O senhor acredita na limitação dos Data Centers e falta de visibilidade na utilização dos recursos?
H.H. - O nível de ociosidade dos recursos da infraestrutura é um indicador do grau de tecnologia adotada pelos gestores. É muito mais simples ter um servidor dedicado para cada aplicação do que consolidar os recursos de cinco servidores para rodarem doze aplicações. O resultado é um baixíssimo nível de aproveitamento dos recursos e, portanto, maiores despesas de capital. As empresas sabem que há recursos ociosos, mas não a dimensão destes.
 
Added - Quais são as principais vantagens do Internet Data Center?
H.H. - Escalabilidade orgânica da sua infraestrutura não demandando de altos investimentos iniciais, Terceirização de mão de obra especializada, Excelente experiência de uso pelos clientes e funcionários por conta da conectividade, Externalização de custos, Armazenamento de dados em locais geográficos desejados, Planos de Disaster Recovery mais sofisticados.
 
Added - Quais são as principais vantagens do Data Center Privado?
H.H. - Desempenho, poder trabalhar com os equipamentos que você quer, atender todas as demandas internas e não precisar de uma conexão de internet rápida/cara.
 
Added - Como saber se os processadores do Data Center são ideais para a demanda da empresa?
H.H. - São poucos os tipos de demanda que requerem processamento especializado. Se há uma aplicação onde o processador é o gargalo, minha primeira pergunta é: temos como adaptá-la para rodar de forma distribuída? Caso sim, se obtêm uma economia maior a longo prazo fazendo esta adaptação do que insistir em usar uma plataforma centralizada. A mesma pergunta pode ser feita a respeito da rede de dados e capacidade de armazenamento, outras duas áreas com altos níveis de ociosidade.
 
 


Acesse nossa video aula Acesse o sistema Solicite uma visita